Schnaps e Fuchs

Sobre os nossos Cães Serra da Estrela

30 dezembro 2007

BEAUTIFUL JOE
o cão cuja vida se tornou num "Bestseller"

Muitos autores sofrem para ganharem fama literária, mas poucos sofrem, no século XIX, como o pobre Beautuful Joe, um cão "mongrel" canadiano. O cão vivia na cidade Meaford, Ontário, e passou os primeiros anos da sua vida nas garras brutais de um dono que o maltratava, tendo-lhe cortado as orelhas e o rabo. Foi salvo em 1890 por uma mulher que vivia perto, Louise Moore, que o tratou e lhe devolveu a saúde. Apesar do seu aspecto, deu-lhe o nome de Beautiful Joe (Bonito Joe). Pouco depois, a irmã do noivo de Louise Moore, a escritora Margaret Marshall Sauders, veio à cidade numa visita prolongada. Ficou comovida com a triste história de Beautiful Joe que resolveu escrever um livro sobre ele.
Na verdade esse livro foi escrito por ela como escritor-fantasma, como se tivesse sido escrito pelo cão. Utilizou uma técnica especial para dar a ilusão que tinha sido o seu amigo de quatro patas a escrever a sua própria história. Black Beauty fora recentemente o pioneiro dessa técnica. Sauders escreveu assim "autobiografia" do infeliz cão, a que chamou simplesmente Beautiful Joe. Publicado em 1894, o livro foi um sucesso retumbante. Foi o primeiro livro canadiano a vender mas de um milhão de exemplares (as vendas ultrapassaram os sete milhões em finais da década de 1930) e foi traduzido para mais de uma dúzia de línguas. A sequela Beautiful Joe's Paradise (o paraíso de Beautiful Joe), foi publicada e 1902.
Em 1934, Sauders foi agraciada com a ordem de Comandante da Ordem do Império Britânico, como reconhecimento pela sua contribuição para o bem-estar dos animais.O tom peculiar do livro ao se contado na primeira pessoa teve o mérito de "humanizar" o sofrimento do animal protagonista, tendo um impacto que um livro escrito de ima forma convencional nunca teria.
A história teve um final feliz, literariamente e na vida real. Após fugir do seu dono brutal, Baeutiful Joe teve uma vida longa e interessante Teve até a satisfação de apresentar à Justiça o seu antigo dono quando o apanhou a tentar arrombar uma casa. Hoje em dia, a cidade celebra-o por meio de um parque chamado Beautiful Joe, não muito longe do local onde ele passou os seus anos mais felizes.
(in: "100 cães que mudaram o mundo" de Sam Stall)

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não posso deixar de comentar,pois estou neste momento a ler este mesmo livro "100 cães que mudaram o mundo" de Sam Stall. Tem histórias super-interessantes, nomeadamente esta. Tenho tentado encontrar a tradução ao livro "Beautiful Joe", mas sem sucesso. Se alguém souber onde encontrar, peço que me avisem, adoraria lê-lo!Se não em último caso vai mesmo em inglês!! LOL...
O meu mail é: catacardoso@hotmail.com

04 março, 2008  

Enviar um comentário

<< Home

 


Get your own glitter and more at BlingyBlob.com